sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

GREGOS DE ESPARTA: À CAÇA DE HUMANOS POR ROBERT FLACELIÉRE

QUEM?
Robert Flaceliére (1904). Estudioso do grego clássico nascido em Paris, França.
*
COMENTÁRIO
O grego, e especialmente o espartano, vivia em função da guerra. A caçada fazia parte do treinamento militar desses povos antigos. Como não havia boa e farta caça na Ática do século de Péricles (450 a 350 aC.), os gregos de Esparta - na falta de coisa melhor para praticar a destreza e a astúcia - caçavam hilotas. Sim, soldados escravos, estrangeiros capturados em batalha, povos e populações vencidos, enfim, todos os bárbaros e gentios não gregos considerados inferiores e indignos de respeito e/ou consideração, e que eram encorporados a seus exércitos como uma espécie soldados de infantaria. Era a brutal caçada a humanos. Vejamos o que nos conta sobre isso Robert Flaceliére, perito no assunto Grécia Antiga.
*
CITAÇÃO
"A caça e a pesca eram, como hoje, para uns, um verdadeiro ofício; para outros, uma simples distracção. Na sua Cinegética Xenofonte considera a caça como uma parte necessária e importante da educação do adolescente, porque exercita o corpo, habitua o homem ao perigo e prepara-o assim para a guerra, mas semelhantes ideias achavam maior favor na Lacónia do que na Ática, sendo inspiradas a Xenofonte pela sua admiração por Esparta, onde até se pratica a caça aos hilotas, ou seja, ao homem." (pág.205)
*
LIVRO: A Vida Quotidiana dos Gregos no Século de Péricles // AUTOR: Robert Flaceliére // EDITORA: Livros do Brasil // Lisboa: 1937.
*

Nenhum comentário: