terça-feira, 28 de outubro de 2008

CULTURA E PERSONALIDADE - Citações II

livro: CULTURA E PERSONALIDADE (1945)
autor: Ralph Linton (1893-1953)
editora: Mestre Jou (SP, 1967)

"...a personalidade é primordialmente uma configuração de reações que o indivíduo desenvolveu como resultado de sua experiência, a qual por seu turno, deriva de sua interação com seu meio ambiente." (pág.131)

"...embora as qualidades inatas do indivíduo influam no desenvolvimento da personaldiade, o tipo de influência que exercem será grandemente condicionado por fatores ambientais." (pág. 132)

"Os processos de progresso científico, além da simples coleta de fatos, são primordialmente processos de substituição. Quando os conhecimentos que se vão acumulando tornam uma explicação de determinado fenômeno insustentável, nova e melhor explicação tem de ser formulada." (pág. 136)

"Quando dizemos que o desenvolvimento da personaldade do indivíduo está condicionado pela cultura, o que realmente queremos dizer é que está condicionado pela experiência que ele obtém de seu contato com tais esteriótipos." (pág. 137)

"As diferenças individuais e as diferenças do meio ambiente são capazes de entrar numa série quase infinita de permutas e combinações, sendo igualmente diversa a experiência que os diversos indivíduos possam delas obter." (pág. 145)

"A respeito da formação das personaldiades individuais, a cultura age como um fator dentro de uma série de fatores, entre os quais se incluem as potencialidades do indivíduo, fisiologicamente determinadas, e suas relações com os demais indivíduos." (pág. 148)

"Os que investigam a cultura, a sociedade, o indivíduo e as complexas relações recíprocas desses fenômenos são pioneiros e, como todos os pioneiros, têm que trabalhar com métodos toscos e apressados. Estão trabalhando nos isolados pontos avançados que a ciência estabeleceu em certas orlas de um novo continente. Mas até mesmo suas mais longas expedições dentro do desconhecido têm sido meras travessias entre as quais ficaram grandes zonas por explorar. Os que vierem depois deles serão capazes de traçar mapas de acordo com os requisitos das ciências exatas e explorar suas riquezas. Os pioneiros podem apenas avançar, sustentados pela crença de que em alguma parte deste vasto território jaz oculto o conhecimento que armará o homem para a sua maior vitória: a conquista de si mesmo." (pág. 149)
*
Imagem: Encontrada em... http://www.lapaginadelprofe.cl/cultura/8acultypers.htm

Nenhum comentário: