sábado, 22 de agosto de 2009

A BIBLIOFILIA DE JOSÉ MINDLIN

QUEM?
José Ephim Mindlin (1914). Advogado, empresário, bibliófilo e escritor brasileiro. Autor de No Mundo dos Livros, obra interessante onde relata um pouco de sua história, bem como das leituras que fez em seus noventa e cinco anos de amor aos livros.
*
CITAÇÃO
"O mundo dos bibliófilos é de grande interesse. O amor aos livros aproxima as pessoas e forma sólidas amizades, o que não impede, no entanto, rivalidades também sólidas mas amistosas quando dois bibliófilos se deparam com obras de interesse comum. O mundo da bibliofilia, no entanto, é uma fauna em que geralmente existe respeito mútuo, e os conflitos se resolvem de forma civilizada e cortês" (pág59)
*
COMENTÁRIO
José Mindlin é uma figuraça! Amante contumaz de livros e edições especiais, leitor ávido desde a infância, reuniu uma biblioteca tão impressionante que foi gentilmente doada por ele para a USP que, por sua vez, está construindo um prédio especialmente para abrigá-la. No Mundo dos Livros é uma obra sensível, cheia de dicas boas para leitores iniciantes, e também para os veteranos, pois o autor e bibliófilo resenha e indica livros e autores da literatura imortal de todos os tempos. Livro leve, de um homem culto, letrado, que sabe que os livros podem mudar a vida das pessoas, tornando-se uma paixão - diria eu - das mais sadias que há. Dica especial que pode ser achada em qualquer livraria, pois trata-se de um lançamento, muito bom, diga-se de passagem.
*
LIVRO: No Mundo dos Livros // AUTOR: José Mindlin // EDITORA: Agir // Rio de Janeiro // 2009

Nenhum comentário: