segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O OLHAR PRECISO DE GUY DE MAUPASSANT

QUEM?
Henry René Albert Guy de Maupassant (1850/1893). Notabilíssimo escritor e poeta francês inclinado em suas histórias a criar ambientes psicológicos e também de crítica social lançando mão da interessante técnica de construção literária chamada naturalista. Foi amigo pessoal e discípulo de Gustave Flaubert. Além de romances e peças de teatro, Maupassant deixou 300 contos, todos obras de grande valor.
*
COMENTÁRIO
Certos escritores talentosos, como é o caso de Guy de Maupassant, são capazes de traçar um raio X perfeito de sua época, de seus costumes, de sua vida social, e ainda criticá-los com grande sabedoria e eloquência, e tudo isso num só parágrafo; tarefa digna dos gênios. E ele o era. Não é por certo sem razão que seu nome está estreitamente associado a este gênero de literatura tão adorado e cultuado através do tempos: o Conto. Nesta citação proveniente do conto O Abandonado, vemos Maupassant, em grande estilo, numa dura e mordaz crítica aos casamentos arranjados e às inevitáveis consequências que esta retrógrada prática provocava, ao enredar mulheres e homens cujas vidas eram arranjadas, combinadas, misturadas quase sempre sem afeição, única e exclusivamente de acordo com as necessidades da soberba conveniência. O resultado? O adultério. Velado, discreto, conveniente e, especialmente, sutil para não afrontar a sensível sociedade francesa daqueles tempos outrora.
*
CITAÇÃO
"Haviam-na casado, como em geral casam as moças. Mal conhecia o noivo, um diplomata, em companhia do qual viveu, mais tarde, a mesma vida vivida por todas as mulheres da sociedade." (pág180)
*
LIVRO: Histórias Eternas // AUTOR: Guy de Maupassant // CONTO: O Abandonado // EDITORA: Cultrix // São Paulo // 1959

Nenhum comentário: