sábado, 14 de fevereiro de 2009

O SAMURAI TSUNETOMO


QUEM?
Yamamoto Tsunetomo (山本常朝), (1659 -1719). Samurai da saga de Domain, na província de Hizen, no Japão. Durante trinta anos Yamamoto devotou sua vida a servir seu clã e seu Senhor, o Lord Nabeshima Mitsushige. Escreveu o clássico Hagakure, relíquia impagável da cultura japonesa e, especialmente, da cultura samurai.

CITAÇÃO
"Coisas como se sentir superior aos outros, desejar o mal e brigar com as pessoas são produto de um coração que não tem compaixão. Se a pessoa levar em conta a compaixão em tudo que faz, não existe a possibilidade de entrar em conflito com os outros". (pag110)

COMENTÁRIO
Yamamoto Tseunotemo foi literalmente o ùltimo Samurai e, nos deu a honra, de conhecer o buchido, o caminho da espada, com seu belíssimo Hagakure - O Livro do Samurai. O cara era a própria encarnação de sua nobre cultura - uma cultura em declínio, diga-se de passagem - e de seu tempo, repleto de códigos de honra e virtude. Eis a palavra: virtude. Estes bravos e hábeis guerreiros não exitavam um só segundo antes de sacrificar suas vidas em nome de seus princípios. Contraste absoluto com o que vivemos nos dias de hoje.
LIVRO:Hagakure // AUTOR: Yamamoto Tsunetomo // EDITORA: Conrad Livros // 2004

Nenhum comentário: