sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS POR ROSSEAU

QUEM?
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Célebre filósofo suíço, escritor e teórico político. Foi Uma das figuras marcantes do iluminismo francês, e é considerado um precursor do romamantismo.

COMENTÁRIO
Eis aqui um um nobre integrante da extinta estirpe de brilhantes escritores filósofos. Sem nenhum exagero, Rosseau foi uma figura importante e controversa, devido a suas idéias humanistas e sua ferrenha crítica aos imbecís e ignóbios poderosos da vez. Pagou caro por isso, e foi criticado e perseguido por seus inimigos, na maioria das vezes, por coisas banais, bobagens - por inveja talvez, de seus sábios escritos - e sempre por gente menos culta e esclarecida do que ele. Afinal, estamos falando de Jean-Jacqueus, um dos maiores iluministas da história da humanidade. Grande, por sua genialidade, inteligência, e por sua habilidade com a pena em punho. Leitura obrigatória para quem gosta desta época, e de suas brilhantes luzes resplandecentes, que nos iluminam até hoje, desde lá. Revolta elegante e sábia, eloquente e mordaz, transcrita em prosa fina, e escrita à moda antiga; numa só palavra: Rosseau. Da redação.

CITAÇÃO
"Tal foi ou deve ter sido a origem da sociedade e das leis, que criaram novos entraves para o fraco e novas forças para o rico, destruíram em definitivo a liberdade natural, fixaram para sempre a lei da propriedade e da desigualdade, de uma hábil usurpação fizeram um direito irrevogável e, para o lucro de alguns ambiciosos, sujeitaram daí para frente todo o gênero humano ao trabalho, à servidão e à miséria". (pag222)

LIVRO: Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desiguldade entre os Homens // AUTOR: J.J. Rosseau // EDITORA: Livraria Martins Fontes // São Paulo // 2005

Nenhum comentário: