quinta-feira, 9 de julho de 2009

UMA GIGANTE DA PENA CHAMADA CLARICE LISPECTOR

QUEM?
Clarice Lispector, nascida Haia Lispector (1920/1977). Espetacular escritora brasileira natural da Ucrânia. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e intensa ruptura com o enredo factual, a ponto de a própria subjetividade entrar em crise. Seus escritos refletem sua alma sensível e questionadora, e seu estilo marcante influenciou toda uma geração de leitores e amantes da literatura.
*
COMENTÁRIO
Ler Clarice Lispector foi uma porrada. Quando apanhei um livro seu num sebo de São Paulo e li pela primeira vez, foi de estarrecer. Não imaginava a potência de sua eminente prosa. Sofisticada e sensível, introspectiva de existencialista, seus livros revelam ampla capacidade de redação fluida, e uma magia típica dos grandes gênios. Filha da burguesia, esta escritora talentosíssima escreveu diversas obras interessantes, onde podemos notar toda a sua compreensão do Mundo, inclusive no qual estava irremediavelmente imersa, e é flagrante seu olhar autêntico e questionador imortalizado em seus belos escritos. Ler Clarice sempre é uma boa surpresa. Sim, porque esta nobre dama da nossa literatura era imprevisível em suas criações. Em suas histórias, além de competência criativa, podemos achar uma série de entidaees e fantasmas que assombram a alma humana. Na citação, vemos a autora falar consigo mesma e fazer referência a um inseto geralmente odiado, uma barata, coadjuvante da trama. Sensacional!
*
CITAÇÃO
" - Segura a minha mão, porque sinto que estou indo. Estou de novo indo para a mais primária vida divina, estou indo para um inferno de vida crua. Não me deixes ver porque estou perto de ver o núcleo da vida. - e, através da barata que mesmo agora revejo, através dessa amostra de calmo horror vivo, tenho medo de que nesse núcleo eu não saiba mais o que é esperança." (pág60)
*
LIVRO: A Paixão Segundo G. H. // AUTORA: Clarice Lispector // EDITORA: Rocco // Rio de Janeiro // 1998

Nenhum comentário: