terça-feira, 6 de outubro de 2009

A QUEDA DO ANJO ATRAVÉS DA PENA HÁBIL DE XAVIER DE MAISTRE

QUEM?
Xavier de Maistre (1763/1792). Escritor francês, mais conhecido pelo seu famoso livro Viagem à roda do meu quarto, e sua continuação Expedição noturna à roda do meu quarto.
*
COMENTÁRIO
Maistre escrevia que é uma beleza! Deitava tinta ao papel com graça, desenvoltura, mas também fazia citações notáveis de peso, como é o caso da passagem escolhida, onde vemos o autor fazer menção à queda do anjo de Milton, e também à admirável coragem deste ente mitíco - braço direito de Deus, o próprio Criador do Universo - que viria a personificar o famigerado anjo demoníaco Satanás do mito cristão, tão temido e odiado pelos frágeis crédulos maniqueístas.
*
Da Redação.
*
CITAÇÃO
"Que vasto projeto! E que arrojo na sua execução!
Quando as espaçosas e triplas portas dos infernos se abriram de repente diante dele, e o profundo fosso do nada e da noite lhe apareceu aos pés em todo o seu horror, percorreu com olhar intrépido o sombrio império do caos; e, sem hesitar, abrindo as vastas asas, que teriam podido cobrir um exército inteiro, preciptou-se no abismo." (pág61)
*
LIVRO: Viagem à roda do meu quarto // AUTOR: Xavier de Maistre // EDITORA: Estação Liberdade // São Paulo // 19898 // ILUSTRAÇÃO: Gustave Doré
*

Nenhum comentário: