quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

DA VINCI POR DMITRI


COMENTÁRIO

Quando Dmitri Sergeievich Merejkovski esteve com Dostoievski, aos 15 anos de idade, e teve a oportunidade de ler seus primeiros escritos, este o desencorajou, por assim dizer, a seguir a carreira de escritor dizendo o seguinte: "Para escrever é necessário sofrer." Irônicamente, o efeito foi inverso. Dmitri seguiu em frente em busca de seus sonhos e anseios literários, estudou a fundo o mundo das letras, percorrendo os melhores caminhos possíveis dentro da academia, e acabou por se tornar um importante escritor russo e eminente crítico literário. A citação escolhida aqui foi extraída da belíssima biografia romanceada por ele do grande e imortal Leonardo Da Vinci.

CITAÇÃO

"Quando conheceres perspectiva, e souberes de cor as proporções do corpo humano, observa com cuidado, durante os teus passeios, os movimentos das pessoas; como param e como andam, como falam e discutem, riem e brigam. Como são as fisionomias nessas ocasiões, assim como as dos espectadores que querem apartá-los, e as dos curiosos sem nada dizer. Observa tudo isso e desenha-o a lápis, logo o possas fazer, em um livrinho de papél de cor, que deves carregar, inseparavelmente, contigo. E quando esse livro estiver completo, troca-o por outro, guardando e preservando o anterior. Lembra-te de que estes velhos desenhos não devem ser destruídos nem apagados, mas conservados como um tesouro, pois os movimentos dos corpos são infinitos e não há memória humana capaz de retê-los. Olha, pois, esses rápidos esboços como teus melhores precptores e mestres!" (pág. 11)

Livro: O ROMANCE DE LEONARDO DA VINCI // Autor: Dmitri Sergeievich Merejkovski // Editora: Livraria da Globo, SP/RJ, 1947.

Imagem: Encontrada em... http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leonardo_da_Vinci.jpeg

Nenhum comentário: