terça-feira, 6 de janeiro de 2009

GUERRA


CITAÇÃO
"A miséria, a peste e a guerra são os três ingredientes mais famosos deste mundo vil. Podem-se colocar na classe da miséria todas as más alimentações a que a penúria nos força a recorrer para abreviar nossa vida na esperança de a suster. Compreende-se na peste todas as doenças contagiosas, que são em número de dois ou três mil. Esses dois presentes nos vêm da Providência. A guerra, porém, que reúne todos estes dons, nos vem da imaginação de trezentas ou quatrocentas pessoas disseminadas pela superfície do globo sob o nome de príncipes ou ministros; é provavelmente por essa razão que em várias dedicatórias se chamam imagens vivas da Divindade."
"É sem dúvida uma bela arte a de desolar os campos, destruir as casas e fazer morrer, anualmente, quarenta mil homens sobre cem mil."
"O maravilhoso dessa empresa infernal é que cada chefe dos matadores faz benzer suas bandeiras e invoca solenemente a Deus antes de ir exterminar o próximo."
"Que são, que me importa a humanidade, a beneficência, a modéstia, a temperança, a doçura, a sabedoria, a piedade, quando meia libra de chumbo atirada de seiscentos passos me inutiliza o corpo e morro aos vinte anos entre padecimentos inexprimíveis, no meio de cinco ou seis mil agonizantes, enquanto meus olhos que se abrem pela última vez vêem a cidade em que nasci destruída pelo fogo, e pelas chamas, e os derradeiros sons que meu ouvido percebe são gritos de mulheres e de crianças que expiram sob ruínas, tudo pelos pretensos interesses de um homem que não conhecemos?"

COMENTÁRIO
O Mestre, em sua infinita sabedoria, critica com habilidade inigualável os horrores da guerra em toda a sua complexidade maléfica e devastadora. Suas palavras, com certeza, fazem-nos pelo menos imaginar estes horrores, especialmente para nós, seres viventes dos dias atuais, que vemos tudo pela televisão a uma distância segura, protegidos e de bucho cheio, no abrigo de nossos lares. O que nos esquecemos é que enquanto houver guerra no Oriente Médio ou em qualquer outro lugar, haverá guerra no Mundo e, deste modo, todos nós, toda a humanidade, estaremos 'ancorados' nesta energia nefasta de morte e destruição. E, o que é pior: evitável e desnecessária.
*
Livro: DICIONÁRIO FILOSÓFICO // Autor: VOLTAIRE // Editora: ATENA, SÃO PAULO, 1959

Nenhum comentário: