sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

TAMANGO DE MÉRIMÉE


QUEM?
Prosper Mérimée (1803-1870), dramaturgo, contista, historiador e arqueologista francês.

COMENTÁRIO
Cena: Uma rebelião num barco negreiro no famigerado tempo das grandes navegações, e suas intermináveis atrocidades. Ação: Carnificina e vingança inter-racial. Drama: Uma nave desgovernada. Contexto: À bordo, homens desesperados e ignorantes das leis náuticas da navegação, perdidos em alto mar. Tudo isto, toda esta mistura de elementos instigantes, forma o ambiente perfeito para uma bela trama, com desfecho mais surpreendente ainda. Literatura clássica de altíssima qualidade, de um grande Mestre do Conto; é só ler e conferir! Da Redação Escriba.

CITAÇÃO
"Quando o cadáver do último branco, retalhado e cortado em pedaços, foi atirado ao mar, os negros, saciados de vingança, ergueram os olhos para as velas do navio que, enfunadas por um vento fresco, pareciam continuar a obedecer aos seus opressores e conduzir os vencedores, malgrado a vitória obtida, à terra da escravidão." (pags44-45)

"Tamango examinou demoradamente a bússola, mexendo os lábios, como se lesse os caracteres nela traçados; depois, levou a mão à testa e assumiu a atitude refletida de quem faz um cálculo mental. Os negros rodeavam-no, boca escarnada, olhos desmesuradamente abertos, acompanhando com ansiedade seus mínimos gestos. Finalmente, com a mistura de temor e de confiança que resulta da ignorância, imprimiu um movimento à roda do leme. A manobra inaudita fez o belo brigue Esperança saltar sobre as ondas como um fogoso corcel que se empina sob a espora de um cavaleiro imprudente. Dir-se-ia que, indignado, queria mergulhar, levando consigo o piloto ignorante."

LIVRO: "HISTÓRIAS IMPARCIAIS" // AUTOR: PROSPER MÉRIMÉE // EDITORA CULTRIX // RIO DE JANEIRO // MCMLIX
Imagem: Encontrada em... http://en.wikipedia.org/wiki/Prosper_M%C3%A9rim%C3%A9e

Nenhum comentário: