terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A SABEDORIA DE BRILLAT SAVARIN


QUEM?
Jean Anthelme Brillat-Savarin (1755-1826), advogado e político francês que ganhou fama como grastrônomo e epicurista.

CITAÇÃO
"Olhando de perto vemos que os elementos de que são feitos nossos prazeres são a dificuldade, a privação, o desejo e o gozo. Tudo isso encontrava-se no ato que rompia a abstinência. Eu vi dois dos meus tios-avós, pessoas sérias e sisudas, pasmarem de prazer no momento em que, no dia da Pascoa, viam cortar o primeiro pedaço de um presunto ou abrir um patê. Atualmente, raça degenerada que somos, não seríamos capazes de arrostar tamanhas sensações." (pag234)

COMENTÁRIO
Quem é do ramo sabe do que se trata. Quem não é, pode, pelo menos, imaginar o que isto significa: partir numa data especial um presunto curtido longamente sobre o fogão de lenha no interior da frança, ou mesmo, abrir um patê de champanhe abrigado gentilmente durante meio ano num daqueles porões ou adegas impenetráveis à luz, frios e sem variações térmicas. Vale notar aqui que todo hábito gastronômico e alimentar está intimamente ligado à Cultura de seu povo e de seu País de orígem. Tem tudo a ver com as necessidades e costumes locais, com as safras, com as estações do ano e até com o girar das estrêlas no céu, salpicando de luz o firmamento infinito. Mestre Brillat, elegante, como sempre, e sua sábia sensibilidade refinadíssima. Puro deleite para os sentidos.

LIVRO: "A FISIOLOGIA DO GOSTO" // AUTOR: BRILLAT SAVARIN // EDITORA: SALAMANDRA RIO DE JANEIRO, 1989. // PRIMEIRA EDIÇÃO: 1848

Imagem: Encontrada em... http://www.weinschloesschen-freiburg.de/WS

Nenhum comentário: