terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O GENTIL ESCRITURÁRIO DE MELVILLE

QUEM?
Herman Melville (1819-1891) Notório escritor norte-americano que, entre outras coisas, marinheiro que era, escreveu sobre as aventuras dos mares do mundo com grande talento.

COMENTÁRIO
Bartleby, O Escriturário é um personagem destes inesquecíveis. Faz lembrar alguns
japoneses menos privilegiados que dormem em gavetas por não terem condições financeiras de voltarem diariamente para casa. Com sua simplicidade e delicadeza marcantes, na belíssima construção dramática de Melville - criador da imortal baleia Moby Dick, e suas aventuras - vive-se o dilema de um patrão que se vê às voltas com um escriturário excêntrico, sistemático e miserável, que irá levá-lo às raias da loucura. Uma obra prima da literatura universal de todos os tempos. Humano, engraçado, triste, cômico, trágico, mágico, genial: Melville! Com os comprimentos do Editor Escriba.

CITAÇÃO
"Depois de examinar detidamente o local, conjecturei que já devia haver algum tempo que Bartleby comia, se vestia e dormia no meu escritório, e tudo isto sem prato, espelho ou cama. O assento estofado de um velho e desconjuntado sofá a um canto mostrava ainda a vaga marca do corpo raquítico que ali estivera deitado. Sob a sua escrivaninha encontrei um cobertor enrolado; sobre a grelha vazia da lareira, uma lata de graxa e uma escova; numa cadeira, uma bacia de alumínio, sabão e uma toalha esfarrapada; num jornal, algumas migalhas de bolinhos de gengibre e um pedaço de queijo. Sim, pensei, é evidente que Bartleby fez daqui a sua casa, o seu quarto de celibatário. Senti imediatamente o drama: que miserável desamparo, que solidão ali se revelavam!"

LIVRO: Bartleby, O Escriturário // AUTOR: Herman Melville // EDITORA: ROCCO // 1986

Nenhum comentário: