terça-feira, 13 de janeiro de 2009

FISIOLOGIA DO GOSTO DE BRILLAT SAVARIN


QUEM?
Jean Anthelme Brillat-Savarin (1755-1826), advogado e político francês que ganhou fama como grastrônomo e epicuristista.

COMENTÁRIO
Para quem ama literatura e gastronomia, livros e cozinhas - duas paixões que, quando sucedem, arrebatam os corações incautos - têm que, indubitavelmente, ler o Nobre Senhor Brillat Savarin. Em seu clássico antológico, A Fisiologia do Gosto, ele retrata com sabedoria as origens francesas da gastronomia e dos grandes refinamentos culinários de almoços, jantares, festas e banquetes onde, invariavelmente, ia-se para comer e beber, além de conviver e celebrar a existência em si. O brilhante autor em questão é extremamente culto e dotado de um bom gosto agudo, além de possuir prosa de boa qualidade regada a vinho, degustações e bom humor. Estamos falando de uma ilustre figura que viveu lá nos idos do século 18, tendo nascido em 1755 e vindo a falecer em 1826, deixando para a posteridade toda a sua sensível percepção dos requintes da boa mesa e os seus preciosos estudos gastronômicos relativos à fisiologia e à riquíssima cultura de sua época. Escrito por Brillat Savarin em forma de Ensaios, a exemplo de Plutarco, Montaigne e Voltaire, seus predecessores, a digníssima obra em questão se apresentará leve e agradável aos olhos do leitor que se interessa pelos temas supracitados. Livro de cabeceira de chefs Mundo afora, é indicação ESCRIBA do mês de Janeiro de 2009 para os amantes da boa mesa e da boa leitura. Em específico, nesta citação escolhida, o Mestre gourmet francês, que mistura com habilidade Letras e Gastronomia, disserta irônica e graçiosamente sobre os apetites humanos para as bebidas alcoólicas e afins. Boas leituras e Saúde a todos!

CITAÇÃO
"Seja como for, esta sede de uma espécie de líquido que a natureza guardara escondida, este apetite extraordinário que age sobre todas as raças humanas, em todos os climas e temperaturas, são bem dignos de prender a atenção do observador filósofo. Pensei, como todos, e fiquei tentado a colocar o apetite pelos licores fermentados, desconhecido pelos animais, ao lado da peocupação com o futuro, que também desconhecem, e considerar ambos como os atributos diferenciadores da obra-prima da última revolução sublunar." (pag128)

LIVRO: "A FISIOLOGIA DO GOSTO" // AUTOR: BRILLAT SAVARIN // EDITORA: SALAMANDRA RIO DE JANEIRO, 1989. // PRIMEIRA EDIÇÃO: 1848.
Imagem: Encontrada em... http://www.vigneron-champagne.com/index.php/2005/08/20/8-reims-brillat-savarin

Nenhum comentário: