domingo, 3 de maio de 2009

AS ALMAS MORTAS DE GÓGOL

QUEM?
Nicolau Gógol (1809-1852). Brilhante escritor ucraniano, autor de obras fantásticas como o conto O Capote e o romance o Almas Mortas.
*
COMENTÁRIO
O Romance Almas Mortas de Nikolai Gógol é uma jóia. Trata-se de uma obra filosófica e bem humorada que, distraidamente, nos faz pensar no que significa a vida humana afinal, além de abordar com sabedorioa toda a questão existencialista, enquanto faz uma ferrenha crítica ao modo russo de dominação feudal, e a exploração de seres humanos por outros humanos. Enquanto isso, o leitor terá a oportunidade ímpar de conhecer esta cultura tão diversa da nossa, e que ainda assim, em toda a sua diferença, ainda se assemelha em réplica de modelo exploratório e em miséria e resitência de seu bravo povo. Livro interessante, leve, a despeito do título, indiscutivelmente, sombrio. Na estória, vemos um simpático personsagem percorrer fazendas e propriedades ruarais russas de seu tempo, início do século XIX, numa busca incessante e frenética por adquirir suas almas mortas; pessoas falecidas, ainda não resensiadas. Na passagem escolhida, vemos o talento do autor na descrição da qualiodade do sono desfrutada por seu personagem, além de indentificarmos hábitos alimentares russos pouco ortodóxos, que, facilmente, poderíamos comparar com os nossos, aqui do Brasil.
Brilhante!
*
CITAÇÃO
"Depois da jornada daquele dia, sentia-se muito fatigado. Tendo pedido o mais leve dos jantares, constante de um simples leitão, despiu-se sem perda de tempo e, enrodilhando-se debaixo do corbetor, adormeceu logo, num sono forte e profundo, um sono maravilhoso como só é dado dormir áqueles felizardos que não conhecem nem as hemorróidas, nem as pulgas, nem os dotes intelectuais excessivos." (pág156)
*
LIVRO: Almas Mortas // AUTOR: Nikolai Gógol // EDITORA: Abril Cultural // São Paulo // 1979

Nenhum comentário: