sábado, 2 de maio de 2009

A DESUMANIDADE DA VELHICE POR NIKOLAI GÓGOL


QUEM?
Nicolau Gógol (1809-1852). Brilhante escritor ucraniano, autor de obras fantásticas como o conto O Capote e o romance o Almas Mortas.
*
COMENTÁRIO
Com seu estilo clássico e marcante, o talentoso Nikolai Gógol nos mostra em seus belos e cativantes escritos, peculiaridades da alma humana, como esta excepcional passagem de Almas Mortas, que aborda com refinada sabedoria filosófica, as mazelas e desventuras da velhice humana. Leitura de primeira linha!
*
CITAÇÃO
"Tudo parece possível, qualquer coisa pode acontecer com um ser humano. O impetuoso jovem de hoje recuaria horrorizado se lhe mostrassem o próprio retrato, depois de velho. Tratai pois de levar convosco, para o caminho, ao sair dos doces anos da juventude para a áspera e embrutecedora maturidade, cuidai de levar convosco todos os impulsos humanos, não os deixeis pelo caminho, não podereis recolhê-los mais tarde! É terrível, aterradora a velhice que vos espera no futuro, ela nada faz retornar, não devolve nada! A sepultura é mais clemente do que ela, na sepultura se inscreverá: "Aqui jaz um homem!" Mas nada se poderá ler nas linhas insensíveis da desumana velhice." (pág150)
*
LIVRO: Almas Mortas // AUTOR: Nikolai Gógol // EDITORA: Abril Cultural // São Paulo // 1979

Nenhum comentário: