sexta-feira, 29 de maio de 2009

UM HOMEM DA BAVIERA POR ROMAIN ROLLAND

QUEM?
Romain Rolland (1866/1944). Talentoso novelista, biógrafo e músico francês. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1915. Sua sensível obra concilia o idealismo patriótico com um internacionalismo humanista, além de demonstrar profunda compreensão sobre a alma humana. Escreveu peças de teatro, biografias como a Vida de Beethoven e Mahatma Gandhi, e o espetacular romance Jean-Christophe. Em 1923, fundou a revista Europe. Romain Rolland fez uma importante observação sobre o livro O Futuro de uma Ilusão de Freud. Esta observação foi a premissa usada por Freud para escrever o seguinte livro: O Mal-estar na Civilização. Quando o filósofo político italiano Antonio Gramsci escreveu, na prisão, que o "pessimismo da inteligência" não deveria abalar o "otimismo da vontade", estava citando Romain Rolland.
*
COMENTÁRIO
Para escrever uma obra como Jean-Christophe, Romain Rolland teve que demonstrar talento e prosa fluida. Manter cativa a atenção do leitor que se aventura a ler seus 5 volumes não é fácil, afinal, cada um tem em média 400 páginas. De fato, não é possível ser medíocre em dimensões tão dilatadas. E ele não foi. Escrevia bem, em linguagem e narrativa vigorosa, constante, sem grandes malabarismos ou virtuosismos na trama, mas de uma sensibilidade e delicadeza notáveis. Na citação escolhida, vemos o autor descrever com grande habilidade um tipo de homem alemão específico, de uma região muito peculiar, a Baviera. É o gênio, com a pena em punho, descrevendo um de seus personagens secundários.
Sensacional!
*
CITAÇÃO
"Era fabulosamente gordo, e grande em todas as proporções: a cabeça quadrada, os cabelos vermelhos, cortados rento o rosto barbeado, com sinais de bexiga, os olhos grandes, um nariz grande, os lábios grossos, um duplo queixo, o pescoço curto, as costas de uma largura monstruosa, o ventre rotundo como uma pipa, os braços afastados do corpo, os pés e as mãos enormes, um gigantesco montão de carne, deformado pelo abuso da comezaina e da cerveja, um dessses tonéis com rosto humano, que podem ser vistos às vezes a rola nas ruas das cidades da Baviera, os quais guardam o segredo dessa raça de homens, obtida por um sistema de ceva análogo ao das aves domnésticas postas em caixa para engorde." (pág227)
*
LIVRO: Jean-Christophe // AUTOR: Romain Rolland // VOLUME: II // EDITORA: Globo // São Paulo // 1941

Nenhum comentário: