sábado, 30 de maio de 2009

O GRADE SERTÃO DE GUIMARÃES ROSA

QUEM?
João Guimarães Rosa (1908/1967). Mais conhecido como Guimarães Rosa. Um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.
Seus contos e romances ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas espetaculares inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais. Tudo isso, somado a sua erudição, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas. Autor do épico, imortal e memorável Grande Sertão Veredas.

*
CITAÇÃO
"Ah, o bom costume do jagunço. Assim que é a vida assoprada, vivida por cima. Um jagunceando, nem vê, nem repara na pobreza de todos, cisco. O senhor sabe: tanta pobreza geral, gente no duro ou no desânimo. Pobre tem de ter um triste amor á honetidade. São árvores que pegam poeira." (pág57)
*
COMENTÁRIO
Guimarães Rosa era o cara. Em um tempo, não muito diferente do nosso, onde todo mundo estava com os olhos voltados para o litoral, este nobre e talentoso escritor brasileiro se ocupava em se lançar sertões adentro, em busca de uma memória e de uma identidade do povo brasileiro do interior das Terras sem fim desta Pátria. Ler o Grande Sertão de Guimarães Rosa foi um divisor de águas em minha vida de leitor. Sem sombra de dúvida, foi nele, o primeiro autor brasileiro, onde reconheci e pude ver a pura genialidade, tão marcante dos imortais da pena. O homem era um monstro da escrita. E sabia sobre o que escrever. Buscava instintivamente suas raízes. Sua temática, seus ambientes, seus romances e tramas, seus personagens e cenários nos remetem vigorosamente a um Brasil tão autêntico e belo, que chega a parecer um outro país dentro do próprio Brasil, por sua complexidade e imensa riqueza cultural. O fato é que o homem viajou pelas veredas, pelas trilhas, a cavalo, junto com os homens que realmente viviam aquele mundo tão instigante e pungente dos sertões, viu e viveu com eles suas estórias épicas, e soube, como ninguém, transpor com sua pena ágil e competente, peculiaridades, gírias típicas, modos e trejeitos de uma determinada cultura em especial muito interessante, a do Sertanejo.
Livro sem chance para erro, para ler, re-ler, re-re-ler, e , com toda a certeza, esta obra divina, do ponto de vista literário e cultural, fará o leitor atento descobrir porque somos assim como somos: brasileiros.
Recomendação especial deste velho Escriba.
*
LIVRO:Grande Sertão Veredas // AUTOR: Guimarães Rosa // EDITORA: José Olympio // Rio de Janeiro // 1972

Nenhum comentário: