segunda-feira, 4 de maio de 2009

NANOTECNOLOGIA - O FUTURO É AGORA

QUEM?
Alexandre Quaresma (1967). Ambientalista, escritor contista e romancista brasileiro, pesquisador independente de nanotecnologia e impactos sociais, videomaker com mais de 25 anos de experiência pregressa, nascido em São Paulo, atual editor chefe e escriba titular deste Blog. Autor dos livros A Testemunha, conto ecológico de suspense, e Nanocaos e a Responsabilidade Global, ensaio de divulgação científica sobre nanotecnologia, ambos publicados por esta Editora virtual. Diretor dos documentários de divulgação científica Nanotecnologia O Futuro é Agóra, Para Entender as Nanotecnologias, Nanotecnologias e o Mundo do Trabalho, Reflexões Sobre o Desenvolvimento das Nanotecnologias e Nanotecnologias Sociais.
*
ARTIGO
Nanotecnologia: O Futuro é Agora. Nano é uma escala de tamanho referente a proporções muito pequenas. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro. A nanoescala faz menção a essa diminuta magnitude. Logo, nanotecnologia (NT) é basicamente tudo que pode ser construído, forjado, manipulado e controlado nesta escala de tamanho.

Quando se considera um avanço cientifico e tecnológico, acredita-se erroneamente que este pertença a toda a humanidade, quando apenas uma minoria goza de seus reais benefícios. Fomos ao espaço, mas aqui na Terra populações ainda morrem de fome diante destas mesmas tecnologias. Avanços científicos nem sempre mitigam desigualdades sociais. Ao contrário, na maioria das vezes criam novas exclusões e acabam por ampliar as desigualdades já existentes. A população global não sabe quase nada sobre NT. E, quando sabe, é através de mensagens pré-fabricadas apresentadas pela mídia para criar um imaginário cor-de-rosa; tipo a cura para todos os males, o que não é uma verdade. O discurso sobre a NT é sempre 'nano-otimista', e todo o P&D (pesquisa e desenvolvimento) é financiado pela iniciativa privada e governos dos países ricos. As NT's ainda não são reguladas por nenhum órgão e vão se consolidando na sociedade à revelia dela própria, o que é muito perigoso. As NT's suscitam várias questões de cunho ético e de segurança. Não há pesquisas de impacto ambiental, nem para saúde humana. Fala-se de nano-robôs capazes de realizar tarefas inimagináveis. Porém, nem os próprios cientistas sabem o que pode acontecer em caso de acidentes. Os produtos com NT em suas fórmulas já estão sendo vendidos livremente, sem menção nos rótulos, transformando a população mundial em cobaias. Fala-se também de 'humanos melhorados' com as NT's, mas quem terá acesso a tais benefícios? E os 'não-melhorados'? E quem controlará as NT's? As mega-corporações transnacionais? Faz-se urgente o debate ético e público sobre as NT's. Ignorar nestes tempos velozes pode ser perigoso demais.

Nanotecnologia: o futuro é agora.

Nenhum comentário: