segunda-feira, 20 de abril de 2009

UM PASSADO DE TREVAS POR VICTOR HUGO

QUEM?
Victor-Marie Hugo (1802-1885). Talentoso escritor e poeta francês. Autor de Os Trabalhadores do Mar e Noventa e Três, entre muitas outras obras notáveis. Esta última, belíssima aliás, trata da Revolução Francesa, só que romanceada, e vista por este mestre imortal da pena.
*
COMENTÁRIO
Época importantíssima da história contemporânea ocidendal. Efervecente, revoltosa, mutante. Era um tempo de opressão monárquico que se sepultava, ao passo que uma nova época agônica se iniciava, necessária, ao que parece, mas inequivocamente sangrenta. Momento dramático de alternância do poder. Revolta e revolução.
93 é bárbaro! Livro emocionante e belo, que vale cada frase que contêm.
Da Redação.
*
CITAÇÃO
"A Tourgue era a resultante fatal do passado que se chamava Bastilha em Paris, Torre de Londres na Inglaterra, Spielberg na Alemanha, Escurial na Espanha, Kremlin em Moscou, castelo Santo-Angelo em Roma.
Na Tourgue estavam condensados mil e quinhentos anos, a Idade Média, a vassalagem, a gleba, o feudalismo; na guilhotina um ano, 93; e aqueles doze meses faziam contrapeso àqueles quinze séculos." (pág265)
*
LIVRO: Noventa e Três // AUTOR: Victor Hugo // VOLUME: II // EDITORA: Lello e Irmão Editores // Porto // Portugal // Sem data


Nenhum comentário: