QUEM?
Leão Tolstói (1828-1910) ou, simplesmente, Лев Николаевич Толстой - Eminente e brilhante escritor russo. Autor do clássico romance imortal Guerra e Paz. Fazendeiro, humanista, sensível, conhecedor da alma humana e dos animais, escreveu contos notáveis como O Diabo, História de um Cavalo e Padre Sérgio, este último tratando das tentações carnais de um padre diante de uma bela mulher. Reflexos de seu posicionamento vanguardista e já divergente da igreja católica ortodoxa de sua época.
*
CITAÇÃO
"Aconteceu exatamente o que ele esperava. Como se não tivesse nenhuma intenção a não ser a de conversar à toa, Mária Pávlovna contou que naquele ano só nasceriam meninos e que isso era sinal de guerra.. As jovens mães, tanto a dos Vássin como a dos Ptchélnikov, tinham tido meninos. Mária Pávlovna pretendia parecer natural, mas ficou acanhada quando viu que o sangue subir às faces do filho e o modo nervoso como ele tirou, agitou e repôs o pincenê e acendeu apressadamente um cigarro. E ela se calou. Ele também permaneceu calado, incapaz de pensar em algo que rompesse aquele silêncio. Estava claro para ambos que um tinha compreendido muito bem o outro." (pag121)
*
COMENTÁRIO
Escrever é entregar-se à criação. Penetrar no âmago da vida e, com um olhar rápido e sagaz, reter aquilo tudo que se vislumbra enquanto aprendizado neste adentrar, e transpor, para o plano material, aquele saber, aquela compreensão percebida, descrevendo e escrevendo a experiência. Seria mais ou menos isto, se fosse simples, mas não o é, pois além da criação, existe o homem que penetra neste âmago e tenta descrevê-lo, e este homem, em questão, era um gênio, uma grande e memorável figura. Um humanista, amante da natureza e dos animais, filósofo nato e praticante, com uma pena ágil e competente, escreveu muito bem sobre sua pátria e seu povo. Seus escritos são carregados de sentimentos de nobreza e simplicidade, que vão se mesclando com uma narrativa cativante, a compor um cenário interessantíssimo, onde história, filosofia, humanismo, sensibilidade e cultura russa, se fundem, revelando um belíssimo mosaico da Mãe Rússia e seu nobre, obstinado e resistente povo. Livro para ler, re-ler, re-ler... Dizem os especialistas, que a cada dez anos, podemos re-ler os grandes livros que admiramos de verdade, especialmente, quando falamos dos clássicos imortais. Este é o caso de Leão Tolstói.
Nesta citação, vemos um diálogo, onde é possível assimilarmos o clima desta belíssima estória que é O Diabo. O diabo, de Tolstói, é uma bela mulher.
Da redação Escriba.
*
LIVRO: O DIABO E OUTRAS HISTÓRIAS // AUTOR: LEÃO TOLSTÓI // EDITORA: COSACNAIFY // SÃO PAULO // 2000/2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário