terça-feira, 14 de abril de 2009

A DEMOCRACIA POR LUIGI PIRANDELLO

QUEM?
Luigi Pirandello (1867/1936). Notório dramaturgo, poeta, escritor e romancista siciliano. Seus contos falam da Sicília, da província, e refletem a alma bela de seu povo e de sua região. Autor do belíssimo livro, Novelas para um Ano - O Velho Deus. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1934.
*
COMENTÁRIO
A epopéia de O Falecido Mattia Pascal de Luigi Pirandello é algo assim sui generis. Trata-se do personagem principal da trama em busca de sua própria identidade, depois de uma fatalidade que ocorre em um momento mais que apropriado, para ele, projetando-o para um mundo de busca dos significados da vida e da existência. Enquanto somos embalados pela cativante e inteligente narrativa, vamos nos dando conta da reflexão profunda que este brilhante autor siciliano nos propõe. Na citação selecionada, vemos um dos personagens coadjuvantes refletindo sobre a democracia em contraste com a monarquia. Inesperado, autêntico, brilhante, este é Luigi Pirandello. Uma maravilha!
*
CITAÇÃO
"Mas a verdadeira causa de todos os nossos males, desta nossa tristeza, você sabe qual é? A democracia, meu caro, a democracia, ou seja, o governo da maioria. Porque, quando o poder está nas mãos de um só, este sabe que é um só e que deve contentar muitos; mas quando muitos governam, pensam somente em se contentarem a si mesmos e temos, então, a tirania mais estapafúrdia e mais odiosa: a tirania mascarada de liberdade." (pag162)
*
LIVRO: O Falecido Mattia Pascal - Seis Personagens a Procura de um Autor // AUTOR: Luigi Pirandello // EDITORA: Abril Cultural // São Paulo // 1981

Nenhum comentário: