quarta-feira, 15 de abril de 2009

A MISSÃO DA ARTE E A INTIMIDADE DA FORMA POR HONORÉ DE BALZAC


QUEM?
Honoré de Balzac (1799-1850). Brilhante romancista francês que é considerado um dos maiores nomes do realismo na literatura. Autor de A Comédia Humana, que reúne oitenta e oito obras que retratam a burguesia francesa de sua época . Curiosidade: as histórias da Comédia se interconectam, e os mesmos personagens aparecem em diversas estórias; interessantíssimo.
*
COMENTÁRIO
O nobre Senhor Balzac tinha extrema habilidade, especialmente, quando o assunto era escrever. Fazia-o com talento e graça, penetrando fundo na alma de seus cativantes personagens, levando-nos para seu mundo de prosa elegante e requintada, onde a trama se desenrola, assim como a vida real é: imprvisível. Na citação escolhida, vemos um mestre das artes plásticas dissrtando sobre o que é a missão da arte. Sublime!
*
CITAÇÃO
"A missão da arte não conciste em copiar a natureza, mas sim de exprimi-la! Tu não és um vil copista, mas sim um poeta! exclamou o ancião, interrompendo Porbus, com um gesto despótico. De outra forma, um escultor reduziria todos os seus trabalhos a moldar uma mulher! Pois bem! Tenta vasar num molde a mão de tua amada e colocá-la diante de ti; verás um cadaver horrível, sem semelhança alguma e serás obrigado a ir à procura do cinzel do homem que, sem ta copiar exatamente, nela figurará o movimento e a vida. Temos que apanhar o espírito, a alma, a fisionomia das coisas e do seres. Os efeitos! Os efeitos! Mas, eles são os acidentes da vida, naõ a própria vida. A mão, visto que tomei este exemplo, a mão não se ajusta unicamente ao corpo, ela exprime e continua um pensamento que é preciso agarrar e traduzir. Nenhum pintor, nenhum poeta, nenhum escultor, deve separar o efeito da causa, os quais se incluem envencivelmente um no outro. Nisso, está a verdadeira luta. Muitos pintores triunfam instintivamente, sem conhecer esse tema da arte. Desenham uma mulher, mas ninguém vê. Não é dessa maneira que se consegue forçar o arcano da natureza. A mão que desenhais reproduz, sem que nisso vocês pensem, o modelo que copiaste em casa de teu mestre. Não deceis bastante na intimidade da forma e não tendes bastante amor, nem perseverança nos seus rodeios e nas suas fugas. A beleza é uma coisa severa e difícil que não se deixa atingir assim; é preciso esperar as suas horas, espiá-la, apertá-la, enlaçá-la estreitamente para obrigá-la a entregar-se." (pag95)
*
LIVRO: Honoré de Balzac // TÍTULO: A Obra-Prima Desconhecida // AUTOR: Honoré de Balzac // EDITORA: Clube do Livro // São Paulo // 1951

Nenhum comentário: