domingo, 5 de abril de 2009

A MESA ATEMPORAL DE BRILLAT SAVARIN

QUEM?
Jean Anthelme Brillat-Savarin (1755-1826). Advogado, político e escritor francês que ganhou fama como grastrônomo e epicurista. Autor do esplêndido e inesquecível livro A Fisiologia do Gosto.
*
COMENTÁRIO
Para quem não sabe, Mon Senior Brillat Savarin é o papa-mor da gastronomia francesa. Bon vivant, que era por inclinação convicata, escreveu sabiamente sobre comer e beber, e sobre os hábitos à mesa, descrevendo detalhadamente toda a epopeia dos almoços, jantares e banquetes gastronômicos da ponposa e refinada França de sua época. Elegante, e escrito em forma de ensaio, esta belíssima obra, A Fisiologia do Gosto, imortal por sua riqueza e complexidade de abrangência, é um retrato fiel de um tempo fabuloso, onde surgiram os primeiros refinamentos gastronômicos que comumente conhecemos hoje em dia. Bem humorado, o autor desserta sobre bebidas, doces, pratos refinados e especiais, pates, geleias, frutas, passeios, sono, e sobre todo o mais que acrediota pertinete, e o faz com grande competência. Para os amantes da boa mesa e do bom vinho, mestre Brillat é fundamental. Esteve esgotado nas livrarias, mas vale a pena procurar nos sebos, ou ficar antenado para uma possível e bem-vinda nova edição.
A citação escolhida fala por si, e dá uma ideia precisa ao leitor, do que ele poderá encontrar nesta verdadeira jóia que é, A Fisiologia do Gosto, de Brillat Savarin. Simplesmente espetacular!
Com os comprimentos e a recomendação especial deste Escriba.
*
CITAÇÃO
"Chegamos, então, a tal ponto de progresso alimentar que, se a necessidade dos negócios não nos tirasse da mesa ou se a necessidade do sono não viesse se interpor, a duração das refeições seria praticamente indefinida e não teríamos nenhum ponto de referência certo para determinar o tempo que poderia transcorrer entre o primeiro como de Madeira e o último copo de ponche." (pág165)
*
ONDE E QUANTO?
Nos Sebos: $$
*
LIVRO: "A FISIOLOGIA DO GOSTO" // AUTOR: BRILLAT SAVARIN // EDITORA: SALAMANDRA RIO DE JANEIRO, 1989. // PRIMEIRA EDIÇÃO: 1848

Nenhum comentário: