quarta-feira, 1 de abril de 2009

OS ESCRIVINHADORES PRECURSORES DA REVOLUÇÃO FRANCESA PELA PENA COMPETENTE DE VICTOR HUGO

QUEM?
Victor-Marie Hugo (1802-1885). Talentoso escritor e poeta francês. Autor de Os Trabalhadores do Mar e Noventa e Três, entre muitas outras obras notáveis. Esta última, belíssima aliás, trata da Revolução Francesa, só que romanceada, e vista por este mestre imortal da pena.
*
COMENTÁRIO
Vemos aqui, nestas belas e instrutivas passagens citadas, Lantenac, um personagem que, na história Noventa e Três de Hugo, representa e personifica a Monarquia decadente lamentando-se tardiamente pelo passado recente, suas figuras célebres, e pela revolução eminente e irreversível. Quanto à referência ao rei da Prússia, trata-se de Frederico, o homem que, à época, deu asilo político a Voltaire.
*
CITAÇÕES
"- Bonito século. Parou um bocado, e continuou: - E quando a gente pensa que nada disto teria acontecido se hovessem enforcado Voltaire e mandado Rousseau para as galés! Ah! Que flagelo não são os homens de espírito!" (pag235)

"Tudo veio dos escrivinhadores e versejadores. A enciclopédia! Diderot! d'Alembert! Ah! Que malditos patifes! Um homem bem nascido como o rei da Prússia cair numa daquelas. Eu teria suprimido todos estes rabiscadores de papél. Ah! Nós sabiamos fazer justiça. Podem ver aqui na parede os vestígios da roda de esquartejar. Não brincávamos com estas cousas. Não, basta de escrivinhadores! " (pag236)
*
ONDE E QUANTO?
Nas Livrarias: $$$$$
Nos Sebos: $
Na Internet: $$$
*
LIVRO: Noventa e Três // AUTOR: Victor Hugo // VOLUME: II // EDITORA: Lello e Irmão Editores // Porto // Portugal // Sem data

Nenhum comentário: