quarta-feira, 8 de abril de 2009

O MACACO NU DE DESMOND MORRIS

QUEM?
Dr. Desmond Morris (1928). Zoólogo, etólogo e escritor inglês. Autor do imperdível O Macaco Nu, entre inúmeras outras obras interessantes. Seus estudos concentram-se no comportamento animal e humano, explicados de um ponto de vista zoológico.
*
COMENTÁRIO
Ler Desmond Morris em seu clássico memorável O Macaco Nu é entender o que significa ser humano, e estar intimamente amalgamado nesta admirável trama viva que habita o Planeta Terra, e o próprio universo, e que se apresenta tão brilhante nas inumeráveis formas que a vida e a natureza encontram para se manifestar. Ao ler este interessantíssimo autor, entrevemos de forma clara, o quão somos semelhantes aos outros seres vivos e, especialmente o quão somos parecidos com os nossos amigos símeos. Um grande livro, brilhante, escrito de forma simples e bem humorada, que ajudará o leitor a compreender melhor porque somos como somos. Leitura inteligente e antenada com as questões humanas e animais que, em última análise, são a mesmíssima coisa.
Do Escriptorium.
*
CITAÇÃO
"Voltando à nossa própria espécie, é preciso notar que, apesar de termos adquirido um brilho verbal muito desenvolvido, continuamos a utilizar os mesmo sons básicos instintivos emitidos pelos outros primatas - grunhidos, gemidos e guinchos. As nossas expressões sonoras inatas mantêm-se, conservando mesmo papéis importantes. Não só providenciam as bases vocais com que construímos o nosso arranha-céu verbal, mas continuam a manter direitos próprios, como dispositivos de comunicação típicos da espécie. Ao contrário do que se sucede com as expressões verbais, os sons básicos surgem sem treino preliminar e têm o mesmo significado, seja em que cultura for. O grito, a lamúria, a gargalhada, o guincho, o gemido e o chorar rítmico transmitem as mesmas mensagens, seja a quem for e seja onde for. Tal como os sons emitidos pelos outros animais, eles se relacionam com estados emocionais básicos e dão-nos a impressão imediata das motivações de quem os emitiu. Nós retivemos igualmente as nossas expressões instintivas, o sorriso, o riso, o franzir de sombrancelhas, o olhar fixo, a cara de pânico e a face zangada. Essas expressões também são comuns a todas as sociedades, apesar da aquisição cultural de muitos maneirismos." (pág120)
*
LIVRO: O Macaco Nu // AUTOR: Desmond Morris // EDITORA: Record // Rio de Janeiro // 2004 // Primeira Edição 1967

Nenhum comentário: