quarta-feira, 1 de abril de 2009

A FELICIDADE CONJUGAL DE LEÃO TOLSTÓI

QUEM?
Leão Tolstói (1828-1910) ou, simplesmente, Лев Николаевич Толстой - Eminente e brilhante escritor russo. Autor do clássico romance imortal Guerra e Paz. Fazendeiro, humanista, sensível, conhecedor da alma humana e dos animais, escreveu contos notáveis como O Diabo, História de um Cavalo e Padre Sérgio, este último tratando das tentações carnais de um padre diante de uma bela mulher. Reflexos de seu posicionamento vanguardista e já divergente da igreja católica ortodoxa de sua época.
*
CITAÇÃO
"A minha vida pareceu-ma tão infeliz, o futuro tão sem esperanças, o passado tão negro! L. M. falava comigo, mas eu não compreendia as suas palavras. Tinha a impressão de que ela falava comigo unicamente por compaixão, a fim de ocultar o desprezo que eu suscitava nela. Em cada palavra, em cada olhar seu, eu parecia perceber este desprezo e uma comiseração ofensiva. " (pag157)
*
COMENTÁRIO
A Felicidade Conjugal é uma obra belíssima que não foge à regra, ou seja, possui altíssima qualidade literária, especialmente, em se tratando de Leão Tolstói. Uma novela clássica, escrita com extrema habilidade, delineando um panorama profundo da vida conjugal e do matrimônio. Muito bom livro, para ler e refletir.
Da Redação.
*
ONDE E QUANTO?
Nas Livrarias:$$$$$
Nos Sebos: $
Na Internet: $$$
Nas Bancas: $
*
LIVRO: Clássicos de Bolso/Toltói // Título: Sonata a Kreutzer/A Felicidade Conjugal // EDITORA: Ediouro // Rio de Janeiro // Sem data

Nenhum comentário: