terça-feira, 3 de março de 2009

BENITO CERENO DE MELVILLE

QUEM?
Herman Melville (1819-1891). Notório escritor norte-americano que, entre outras coisas, marinheiro que era, escreveu sobre as aventuras dos mares do mundo com grande talento. Autor da imortal Moby Dick.

COMENTÁRIO
O romance Benito Cereno de Melville é uma estória emocionante de coreagem, descriminação racial e aventura em pleno mar. Obra relativamente menos conhecida do que Moby Dick, por exemplo, Benito Cereno não deixará nada a desejar ao leitor que gosta de uma boa estória de marítima, de naus e embarcações, e os homens, que em sua intrepidez, ousam desafiá-lo, a bordo destas naves flutuantes, pelos oceanos do Planeta. Se não bastassem esses elementos fortíssimos e marcantes, o brilhante marinheiro escritor Melville desvenda os mistérios das almas humanas de seus personagens, especialmente através de Benito Cereno, negro gigante e inocente, que se deixa fisgar pelo destino, numa silada inesperada. Abordando em sua trama questões morais importantes, dentro de uma estória memorável de coragem e virtude, escrita em plena época da Guerra da Seceção, este escritor norte-americano nos brinda com seu inegável talento. Leitura fácil e empolgante. Recomendação especial deste dedicado Escriba.

CITAÇÃO
"Com os mastros rangendo, o navio virou pesadamente para o vento; sua proa jogava lentamente, à vista dos barcos, com o esqueleto brilhando ao luar horizontal, e lançando uma gigantesca sombra listrada em cima da água. Um braço estendido do fantasma parecia acenar aos brancos que o vingassem."(pág101)

LIVRO: Benito Cereno // AUTOR: Herman Melville // EDITORA: Imago // Rio de Janeiro // 1993

Nenhum comentário: