domingo, 8 de março de 2009

A IDADE DA RAZÃO DE SARTRE

QUEM?
Jean-Paul Charles Aymard Sartre (1905/1980). Renomado filósofo francês, escritor e crítico, conhecido representante do Existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Artista militante, apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Repelia distinções e funções oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Premio Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.
*
COMENTÁRIO
O Mundo gostava mais de Sartre que a própria França, sua terra natal. Figura controversa, Sartre sempre foi marcante no meio intelectual francês burguês, mesmo que este o repudiasse, e destacou-se mundialmente através de seu existencialismo politizado e inteligente expressado através de seus pensamentos e escritos. A Idade da Razão, é um romance muito interessante, que trata da chegada da maturidade, que vem - para Mathieu, o personagem principal - através de uma armadilha do destino, um aborto, e que vai nos envolvendo aos poucos, com o passar das páginas. Lá pelas tantas, o leitor estará vidrado na trama narrativa, sempre carregada de tons sombrios e humanistas, num ambiente reflexivo, boêmio e culto. Os protagonistas vivem seus dramas individuais, enquanto suas vidas vão se mesclando no intrincado drama cotidiano com suas inequivocas contingências e situações inesperadas. Leitura densa e profunda, emotiva e cativante, sobre tema mais que controverso; numa só palavra: Genial.
Da Redação.
*
CITAÇÃO
"Contemplou-a pensativo e sorridente durante um instante, depois afastou-se. A jovem senhora lançou um olhar hostil a Mathieu e pôs-se a brincar com o fecho da bolça . Mathieu não estava à vontade; introduzira-se entre pobres de verdade e era o dinheiro deles que ia buscar, um dinheiro cinzento e triste, recendia a repolho. Baixou a cabeça e olhou o chão entree os pés. Viu as notas sedosas e perfumadas na maleta de Lola. Não era o mesmo dinheiro." (pag293)
*
LIVRO: Idade da Razão // AUTOR: Lean Paul Sartre // EDITORA: Abril Cultural // São Paulo // 1981

Nenhum comentário: