sexta-feira, 20 de março de 2009

UMA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA SOCIAL SUSTENTÁVEL POR RICARDO NEDER

QUEM?
Ricardo Neder é sociólogo, pesquisador e professor-doutor no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS-UnB), na pós-graduação de Desenvolvimento Sustentável. Atualmente tem se dedicado ao Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na America Latina para questões envolvidas em políticas públicas e conflitos socioambientais, políticas de inovação & tecnologia social no quadro dos Estudos Sociais de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Brasil e América Latina.
*
CITAÇÃO
"Outras formas de conhecimento e experiência também se fazem necessárias nas decisões que estão além de decidir sobre tecnologias. Exemplos concretos disso são as inovações sociais demandadas na moradia rural e urbana, transportes de massa, recursos hídricos, saúde pública, biossistemas e melhores técnicas no complexo social da produção agro-familiar, ou na agricultura urbana, além da coordenação econômica e financeira viáveis para a democratização do crédito (finanças e economia solidárias). Há, portanto, nessas áreas, demandas sociais reprimidas pela política de ciência, tecnologia e inovação convencionais. Poderiam estar sendo enfrentadas se existissem esses canais de representação e de deliberação no cotidiano para as demandas sociais e soluções adequadas em tecnologia."
*
COMENTÁRIO
Para mim, um humilde Escriba, é uma enorme honra travar relações pessoais com uma figura tão notável e importante - isso do ponto de vista epistemológico, cultural e também como ser humano que é - haja vista que tal figura ímpar dedica-se, no dia-a-dia em seu ofício, às questões mais importantes dentro do momento histórico que vivemos, debruçando-se copiosamente sobre as desigualdades sociais, e sempre com um olhar novo, questionador, articulante e inteligente, buscando sempre que possível os caminhos mais razoáveis para o desenvolvimento científico e tecnológico, sem nunca perder de vista o conturbado e complexo contexto de crise socio-ambiental que vivemos em nossos dias, e o ser humano individual por trás das estatísticas. Neste ambiente crítico e reflexivo, Neder - este brilhante sociólogo e pensador, radicado atualmente em Brasília - como um bandeirante high tech a desbravar caminhos nunca dantes percorridos - instiga-nos a refletir sobre nossos hábitos, nossa cultura e, especialmente, sobre os caminhos que a humanidade deve seguir para ser sustentável, prescrutando, com seus estudos e pesquisas, os possíveis rumos para a vida no Planeta, neste veloz e enigmático cenário de avanço tecnológico, em contraste com as desigualdades sociais, tendo como alicerce do discurso, os direitos humanos universais.
*
ARTIGO: Tecnologia e Democracia Diante da Quarta Geração
dos Direitos Humanos // AUTOR: Ricardo Neder // PUBLICAÇÃO: Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico // 2009

Nenhum comentário: