quarta-feira, 4 de março de 2009

A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS POR J. J. ROUSSEAU

QUEM?
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Célebre filósofo suíço, escritor e teórico político. Foi uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, e é considerado um precursor do romamantismo. Autor do clássico legendário o Contrato Social, e do conceito de Bom Selvagem, um homem idealizado e pré-intelectualizado, que viveria em pé de igualdade com os demais animais e seres da natureza.

COMENTÁRIO
Quando Jean-Jacques Rousseau escrevia a sociedade de sua época vinha abaixo. Sim, por que sua crítica inteligente e cínica arrasava com a burguesia hipócrita, e isto se dava por escrito e, em grande estilo. Sem falar do seu talento notório. Homem fino, membro integrante da mesma burguesia que criticava, sabia destruir seus oponentes intelectuais sem se alterar; elogiando-os, mesmo que só aparentemente. Mente luminosa, argumentação veemente, estilo clássico e irreverente; este era Rousseau escrevendo com sua pena hábil e mordaz. Na citação escolhida, nosso nobre autor iluminista disserta sobre a origem da desiguladade entre os homens numa passagem brilhante, escrita com precisão apurada, e raciocínio claro, que vão espantar e provacar reflexão. Vale notar que à época costumava-se propor aos intelectuais mais eminentes da corte, questões filosóficas e políticas, para que estes respondesse numa espécie de concorência pública, com premiação em dinheiro e tudo. No caso em questão, Rosseau indicou o próprio saber e conhecimento acadêmico, ou seja, a própria academia que propunha a questão e, adivinhem... Ele ganhou o prêmio e ficou mais célebre ainda!
CITAÇÃO
"O primeiro que, tendo cercado um terreno, atreveu-se a dizer: Isto é meu, e encontrou pessoas simples o suficiente para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, quantas misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, hovesse gritado aos seus semelhantes: Evitai ouvir este impostor. estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não é de ninguém!" (pag203)

LIVRO: Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens // AUTOR: J. J. Rousseau // Editora: Martins Fontes // São Paulo // 2005

Nenhum comentário: