sexta-feira, 13 de março de 2009

ENTENDENDO O PODER COM NOAM CHOMSKY

QUEM?
Avram Noam Chomsky (1928), norte-americano, é professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Seu trabalho revolucionou os estudos no domínio da linguística teórica. Chomsky é também muito conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica à política externa dos Estados Unidos da América.

COMENTÁRIO
Poucos teóricos falam tão abertamente contra sua própria pátria como o norte-americano Noam Chonsky. Sim, porque ser norte-americano não significa necessariamente ter que ser um imbecil, e não reconhecer que seu país fez uma série de barbáries através da história, pelos diversos cantos do Planeta. Olhemos para trás: em tudo que é confusão e conflito que se tenha notícia no Mundo contemporâneo, lá estão os Estados Unidos da América e sua prepotência belicosa habitual, em uma atitude de ganância paranóica e astuta. Sejamos francos: os caras estão simplesmente em todas! E pior, se orgulham disso. Anunciam, aos quatro ventos, um modo vazio e antropocêntrico de viver; para completar, insustentável. Alimentam o terror com mais terror, tratam o fogo com mais fogo e morte com mais morte. Fazem esta força estranha circular. Mas, todavia, o que não se diz, até por uma questão de elegância - pois pega muito mal ficar falando verdades por aí, a torto e a direito - é que a guerra dá grana! Gera lucro. Enriquece gente, cria a ganância por manter a demanda... E as guerras se seguem. Todos estes intermináveis conflitos, mortes e genocídios geram receita, não há como escapar desta verdade. Trata-se de um faturamento gigantesco, de cifras astronômicas, que impulcionam a indústria e a prosperidade deles - note-se bem - enquanto sacrificam vidas inocentes como se não valessem nada; e dizimam países inteiros, massacrando os direitos humanos universais, conquistados há muito, a custa de tantas vidas. Isso, sem falar - é obvio - das infindáveis manipulações sórdidas de governos alheios, através do poder econômico ou da violência; dos subsídios aos conflitos internos de outras nações por interesses financeiros ou estratégicos; além de outras práticas desumanas, que lhes fornecem benefícios antes, durante e depois dos tais famigerados conflitos armados nos quais se envolvem. Milhares de mortos... Legiões de mutilados... Gravíssimo dano ambiental... Desestruturação de culturas... Eis o verdadeiro legado da guerra. E a 'coisa' vai longe, pois não. Basta imaginar, só para se ter uma idéia - um só porta-aviões deles, norte-americanos, com seus infinitos equipamentos embarcados, infraestrutura, bens de consumo, víveres, uniformes, bombas, armas, equipamentos, tecnologia, enfim - tudo isto tem que ser fabricado, e no final das contas: dá lucro sim, e muito. Que outra força seria capaz de mover homens e mulheres à ruína e à desgraça, de destruir países inteiros, se não o interesse sórdido de alguns, em detrimento dos demais; da maioria?
É disso, e de muito mais, que Chonsky fala em seus escritos políticos. Sim, porque além de linguista reconhecidamente importante, é também um ativista político de primeira grandeza, especialmente quando o assunto é: direitos humanos. Com a abertura dos arquivos do Pentágono e da CIA, depois de mais de cinquenta anos de sigilo, surge uma infinidade de dados e informações contundentes que, infelizmente, confirmam esta dura e lamentável realidade política Global.
Para Entender o Poder é uma obra interessantíssima, que nos ajuda a compreender porque o Mundo é assim como é: agônico, contraditório e desigual.
Da redação Escriba.

CITAÇÃO
"Houve uma discussão muito consciente sobre a necessidade de criar carências - e, de fato, foram realizados extensos esforços para fazerem exatamente o que se faz na TV hoje em dia: criar carências, fazer você querer o mais novo par de tênis de que você na verdade não precisa, para que as pessoas então sejam impulsionadas a uma sociedade de trabalho assalariado. E esse padrão foi se repetindo sempre ao longo de toda a história do capitalismo. De fato, o que toda a história do capitalismo mostra é que as pessoas tiveram que ser levadas a situações que então se alega serem da sua natureza. Mas se há algo que a história do capitalismo mostra é que isso não é da natureza delas, elas tiveram que ser forçadas a isso, e que esse esforço teve que ser mantido até os dias de hoje." (pág276)

LIVRO: Para Entender o Poder // AUTOR: Noam Chonsky // EDITORA: Bertrand Brasil // Rio de Janeiro // 2005

Nenhum comentário: