domingo, 8 de março de 2009

O MEDO DO SONO DE PIRANDELLO

QUEM?
Luigi Pirandello (1867/1936). Notório dramaturgo, poeta, escritor e romancista siciliano. Seus contos falam da Sicília, da província, e refletem a alma bela de seu povo e de sua região. Autor do belíssimo livro, Novelas para um Ano - O Velho Deus. Ganhou o Prêmio Nobel no ano de 1934.

CITAÇÃO
"Quando moço, Càrzara foi um pouco impetuoso, tanto que ainda usava as calças boca de sino; do tempo dos valentões; e talvez ainda gostaria de pentear-se com costeletas, mas os cabelos lhe haviam caido precocemente; gostaria também de falar com a ênfase de tempos atrás, mas sua voz agora tinha tão imprevistas e ridículas mudanças de tom, que dom Savério preferia ficar quieto e só falava quando não podia evitar; fazia-o sempre apressadamente e ruborizando-se." (pag58)
COMENTÁRIO
Luigi Pirandello era feliz ao escrever, pois escrevia bem, com desenvoltura, era profícuo e tinha estilo próprio, o que são virtudes impreteríveis para um escritor que quer ter êxito. Suas descrições não remontam só situações, remontam épocas, culturas, regiões; tempos pregressos de uma Sicília tradicional e provinciana. Leitura fina para o leitor que gosta se deleitar à sombra dos imortais da literatura. A citação é oriunda do interessante conto O Medo do Sono, onde uma mulher desmedidamente sonolenta, vai criando os acontecimentos e fatos da estória de modo divertido e surpreendente.
LIVRO: Obras Escolhidas // AUTOR: Luigi Pirandello // CONTO: A Morta e a Viva // EDITORA: Martins Fontes // São Paulo // 1960

Nenhum comentário: