domingo, 29 de março de 2009

NO TEMPO DOS BANDEIRANTES DE BELMONTE

QUEM?
Benedito Bastos Barreto, conhecido como Belmonte (1896/1947). Célebre cartunista, desenhista e escritor brasileiro, Belmonte foi autor de inúmeros livros, entre eles a obra No Tempo dos Bandeirantes, que teve sua quarta e última edição publicada logo após a sua morte.
*
COMENTÁRIO
No Tempo dos Bandeirantes é uma jóia rara da literatura brasileira. Esta é uma obra histórica, belíssima, diga-se de passagem, que nos mostra um pouco da vida destes homens legendários que desbravaram os Sertões brasileiros na aurora da colonização portuguesa. Mas, não nos enganemos: estes bravos e épicos personagens tinham também seu nefasto lado de horror, barbárie e destruição. Foram verdaderiros monstros que mataram e dizimaram civilizações inteiras, tragando com sua fúria conquistadora, sua culturas. Mas, a pesar disso, cumpriram uma missão importante na consolidação de nosso território, levando as fronteiras da pátria bem além dos limites e dos tratados. Ler Belmonte, é conhecer um pouco mais dos hábitos destas criaturas, que escreveram com seu próprio sangue, e com o de suas vítimas, os primeiros capítulos da história do Brasil.
Numa só palavra: Magnífico!
*
CITAÇÃO
"Com efeito. O Brasil, como todas as outras colonias do Novo Mundo, é administrado de acordo com as exigências da metrópole e não das suas próprias necessidades. A pirataria que, por algum motivo, se revestira de aspectos aventureiros e românticos, acaba de se organizando comercialmente para a exploração sitematizada do tráfico e da rapinagem." (pag115)
*
LIVRO: No Tempo dos Bandeirantes // AUTOR: Belmonte // EDITORA: Melhoramentos // São Paulo // 1940

Nenhum comentário: