terça-feira, 31 de março de 2009

SONATA A KREUTZER DE LEÃO TOLSTÓI

QUEM?
Leão Tolstói (1828-1910) ou, simplesmente, Лев Николаевич Толстой - Eminente e brilhante escritor russo. Autor do clássico romance imortal Guerra e Paz. Fazendeiro, humanista, sensível, conhecedor da alma humana e dos animais, escreveu contos notáveis como O Diabo, História de um Cavalo e Padre Sérgio, este último tratando das tentações carnais de um padre diante de uma bela mulher. Reflexos de seu posicionamento vanguardista e já divergente da igreja católica ortodoxa de sua época.
*
COMENTÁRIO
O Conde Leão Tolstói era o cara. Escrevia que nem gente grande que era. Imortal, sua prosa deixou marcas pelo mundo afora, dando luz e visibilidade à alma do povo russo, povo forte e honrado, submetido as durezas e privações que o destino sempre sabe impor, sem nunca perder por isso sua identidade, sua origem e sua ligação com a terra. O frio, a Estepe, a miséria... nada é capaz de dobrar esta gente corajosa e sensível, rústica e nobre, imortalizada pela pena do mestre Leão.
A citação escolhida advem da bela obra Sonata a Kreutzer considerada por muitos uma novela perfeita, onde o autor usa a técnica do contraste para enaltecer sua mensagem existencialista. Uma bela história, com a marca do gênio russo da pena.
Da redação Escriba.
*
CITAÇÃO
"- Eles tocaram Sonata a Kreutzer de Betethoven. O Senhor conhece o primeiro presto? Conhece?! - exclamou ele. - Uh! Como é terrível esta sonata! Precisamente essa parte. E a música em geral é uma coisa terrível. O que é ela? Não compreendo. O que é a música? O que ela faz? E por que ela faz aquilo que faz? Dizem que a música atua de maneira a elevar a alma: é absurdo, é mentira! Ela atua e terrivelmente, digo-o por experiência própria, mas não de maneira a elevar a alma. Ela não eleva nem rebaixa a alma, ela a excita." (pag72)
*
ONDE E QUANTO?
Nas Livrarias:$$$$
Nos Sebos: $
Na internet: $$$
Nas bancas: $
*
LIVRO: Clássicos de Bolso/Toltói // Título: Sonata a Kreutzer/A Felicidade Conjugal // EDITORA: Ediouro // Rio de Janeiro // Sem data

Nenhum comentário: