segunda-feira, 23 de março de 2009

A LOUCURA CONCEITUAL DE LUIGI PIRANDELLO

QUEM?
Luigi Pirandello (1867/1936). Notório dramaturgo, poeta, escritor e romancista siciliano. Seus contos falam da Sicília, da província, e refletem a alma bela de seu povo e de sua região. Autor do belíssimo livro, Novelas para um Ano - O Velho Deus. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1934.
*
CITAÇÃO
"Eu passo por louco por que quero viver ali, naquilo que para os senhores foi um momento, um lampejo, um fresco e breve fiapo de sonho vivo e luminoso, fora de todos os caminhos habituais, de todos os costumes, livre de todas as velhas aparências, respirando sempre novos e abertos horizontes, entre coisas sempre novas e vivas." (pág199)
*
COMENTÀRIO
Mestre Pirandello fala com eloquência pela boca de seus personagens. Aqui, nesta citação, trata-se de um mendigo enfermo que, vira e mexe, acorda no hospital, e que ainda assim, mesmo combalido e fustigado pela vida, e pela idade, continua a exalar um ar pleno e orgulhoso de sua liberdade, diante até dos que o tratam a saúde. Tocante e lúdico, existencialista e anárquico, o belíssimo conto A Mão do Doente Pobre é uma jóia dentre muitas outras jóias, que são, sem exagero alegórico, os escritos deste hábil proseador Siciliano. Simplesmente Magnífico!
*
LIVRO: Obras Escolhidas // AUTOR: Luigi Pirandello // CONTO: A Luz da Outra Casa // EDITORA: Martins Fontes // São Paulo // 1960

Nenhum comentário: