terça-feira, 31 de março de 2009

A VENDEA E O VENDEANO DA FRANÇA DE VICTOR HUGO

QUEM?
Victor-Marie Hugo (1802/1885). Talentoso escritor e poeta francês. Autor de Os Trabalhadores do Mar e Noventa e Três, entre muitas outras obras notáveis. Esta última, belíssima aliás, trata da revolução francesa, só que romanceada, e vista por este mestre imortal da pena.
*
COMENTÀRIO
Rápido como um raio, claro como a noite enluarada, vão aqui quatro citações de Noventa e Três, novela de mestre Hugo, que trata de dar vistas a revolução francesa e memória a um povo muito peculiar daquela conturbada e momorável época da frança revolta: O Vendeano.
*
CITAÇÕES
"Terra, Pátria, nestas palavras está resumida toda a guerra da Vendea; contenda da idéia local contra a idéia universal. Camponeses contra patriotas." (pag24)

"A verdadeira Vendea é a Vendea local; essa é mais que invulnerável, é impalpável. O Vendeano na sua terra é contabandista, lavrador, soldado, pastor, caçador, franco-atirador, cabreiro, sineiro, aldeeão, espião, assassino, sacristão, animal do monte." (pag22)

"Regra do Vendeano: ser sempre inesperado. Andavam quinze léguas em silêncio, sem curvarem uma erva ao passarem. Vinda a noite, depois de terem combinado, entre os chefes e em concelho de guerra, o lugar em que no dia seguinte surpreenderiam os postos republicanos, carregavam as espingardas, engrolavam a sua oração, tiravam os tamancos e sumiam-se em compridas colunas, através dos bosques, descalços por cima dos fetos e musgos, sem ruído, sem uma palavra, sem um sôpro. Mrcha de gatos nas trevas." (pag21)

"Em suma, demonstrando a necessidade de espancar em todos os sentidos a velha sombra bretã e de atravessar essa floresta por todas as flechas da luz ao mesmo tempo, a Vendea serviu o progresso. As catástrofes têm uma sombria maneira de arranjar as cousas." (pag26)
*
LIVRO: Noventa e Três // AUTOR: Victor Hugo // VOLUME: II // EDITORA: Lello e Irmão Editores // Porto // Portugal // Sem data

Nenhum comentário: