quarta-feira, 18 de março de 2009

O LORD JIM DE CONRAD

QUEM?
Józef Teodor Nałęcz Korzeniowski, conhecido como Joseph Conrad (1857/1924). Marinheiro e eminente escritor britânico cuja obra foi centrata e inspirada no mar.
*
CITAÇÃO
"Eu jamais vira Jim com tal ar de gravidade, de autodmínio, de impressionante impassibilidade. No meio daqueles indivíduos de pele escura, seu vulto vigoroso, todo de branco, e o brilhante velo de seus cabelos loiros pareciam atrair toda a luz que se filtrava através das fendas, naquela sombria casa, de paredes de taquára e teto de palha. Não aparecia unicamente como um ser de outra raça, mas de uma outra essência. Se o não tivessem visto chegar no seu bote, teriam acreditado que descera das nuvens." (pág156)
*
COMENTÁRIO
O mar tem seus infinitos mistérios. A alma humana também. Eis a mistura base perfeita para se criar belas estória. Era exatamente isso que Joseph Conrad, este talentoso escritor norte-americano e eis marinheiro, fazia quando escrevia: misturava estes dois elementos com grande sabedoria, compondo sua obra com estas estórias instigantes, de bravos e destemidos homens do mar e suas embarcações, a singrar corajosamente os mares do mundo. Lord Jim não foge a esta regra. Trata-se de uma estória emocionante, de um marujo muito especial, que resolve abandonar sua cultura para viver em terras selvagens nos confins do mundo. Romance interessantíssimo de aventura que, com toda a certeza, vai cativar o leitor. Da Redação.
*
LIVRO: Lord Jim // AUTOR: Joseph Conred // EDITORA: Nova Cultura // São Paulo // 2003

Nenhum comentário: