segunda-feira, 30 de março de 2009

O ZADIG DE VOLTAIRE

QUEM?
François-Marie Arouet (1694-1778), pseudônimo Voltaire, escritor ensaísta e filósofo francês.
*
COMENTÁRIO
Voltaire era um monstro. Com sua pena ágil, intuiu a necessidade de transformação social, a falácia religiosa, a decadência do estado monárquico, pressentiu a Revolução Francesa que se deu depois, e escreveu profícua e plascidamente sobre tudo isso, antevendo-a e até mesmo preparando-a conceitualmente. Era o Iluminismo nascendo pungente na prosa deste mestre da literatura universal de todos os tempos. Zadig é cínico e inocente, cândido e heróico, aventureiro e alegórico, e representa o questionamento sagaz do autor contra tudo de iníquo que estava estabelicido até então. Um tempo novo e inaugurador se insinuava, como nuvens pesadas que anunciam chuva. Um novo sentimento humanista se amalgamava ao homem. Eram as luzes que se impunham às trevas.
*
CITAÇÃO:
"Ao ouvir aquelas palavras, aquela voz, a dama soergueu o véu com uma mão trêmula, olhou Zadig, soltou um grito de enternecimento, de surpresa, de alegria, e, sucumbiu, agitada por todos os movimentos diferentes que ao mesmo tempo lhe haviam assaltado a alma, desfaleceu nos seus braços." (pág73)
*
LIVRO: Gigantes da Literatura Clássica // TÍTULO: Zadig // AUTOR: Voltaire // EDITORA: Verbo // Lisboa // Portugal //1972

Nenhum comentário: