terça-feira, 3 de março de 2009

O ABISMO MARÍTIMO DE CONRAD

QUEM?
Józef Teodor Nałęcz Korzeniowski, conhecido como Joseph Conrad (1857/1924). Marinheiro e eminente escritor britânico, cuja obra foi centrata e inspirada no mar.

COMENTÁRIO
Conrad faz parte desta finíssima casta de homens nobres que viveram seus dias e noites sob o capricho das ondas, ao sabor dos ventos em pleno mar aberto. Assim como Herman Melville, Victor Hugo, e muitos outros, seus escritos tratam da insignificância humana diante da imenssidão marítima, seu inexorável e envolvente poder, e também dos bravos homens que ousam desafiá-lo a bordo de uma minúscula casquinha de noz. Singraram heróicamente os mares do mundo, para depois transporem com suas hábeis penas suas histórias fantásticas de aventuras épicas inimagináveis. Nesta citação escolhida a dedo do romance A Linha de Sombra, Conrad, com maestria, trás ao leitor em terra firme, um pouco da experiência marítima viva do que é estar em meio ao oceano, sujeito às suas intempéries e seus humores sempre difusos variantes. No caso aqui, o capitão e seus marinheiros, encontram-se retidos numa terrível e indesejável calmaria que ameaça a segurança e a integridade do barco da tripulação.
Literatura fina em clima de aventura, história boa, auto-biográfica, ou seja, baseada em fatos reais, embalada numa trama complexa e instigante, escrita em estilo enxuto e elegante, ou seja, numa só palavra: Sensacional. Direto da redação com um abraço deste humilde Escriba.

CITAÇÃO
"Depois do pôr-do-sol eu saí de novo ao tombadilho para encontrar somente o vácuo inerte. A crosta fina e isenta de características marcantes da costa não se podia distinguir. A escuridão levantara-se em volta do navio como uma misteriosa emanação das águas mudas e solitárias. Eu me debrucei no balaústre e voltei meus ouvidos para as sombras da noite. Nem um ruído. Meu comando bem poderia ser um planeta voando vertiginosamente dentro de sua rota fixa, num espaço de infinito silêncio. Eu me agarrei ao balaústre como se meu senso de equilíbrio tivesse me abandonado para sempre. Que absurdo. Gritei nervosamente." (pag90)

LIVRO: A Linha de Sombra // AUTOR: Joseph Conrad // EDITORA: Globo // Rio de Janeiro // 2003

Nenhum comentário: