segunda-feira, 2 de março de 2009

O VENTO SIROCO DE LUIGI PIRANDELLO

QUEM?
Luigi Pirandello (1867/1936). Importante dramaturgo, poeta e romancista siciliano. Prêmio Nobel de 1934.
CITAÇÃO
"Ainda lembro como fiquei impressionado, naquela noite, com o repentino espetáculo da natureza quase toda em fuga, na urrante vemência do vento. As nuvens fugiam fendidas pelo céu, em fúria desesperada, numa fileira infinita, e parecia que arrastavam consigo a lua pálida pelo pavor; as árvores se contorciam gemendo, rangendo, sofrendo espasmos sem descanso, como se quisessem arrancar suas raízes e fugir também para lá, para lá, aonde o vento levava as nuvens, a uma tempestuosa reunião." (pag74)
COMENTÁRIO
O Siroco (em italiano scirocco e em árabe ghibli) é um vento quente, muito seco, que sopra do deserto do Saara em direção ao litoral Norte da África, comumente na região da Líbia. Este fenômeno causa gigantescas tempestades de areia no deserto e manifesta-se quando baixas pressões reinam sobre o mar Mediterâneo. Freqüentemente o ciroco, sem umidade devido ao efeito Föhn, cruza o Mediterrâneo atingindo com violência o sul da Itália - terra de Mestre Pirandello - e, em certas ocasiões, chega até à Cosata Azul e à Riviera.
O estilo de elegante de Luigi Pirandello é impecável ao transportar o leitor suavemente para onde ele quer: para dentro de sua estória; e o faz com maestria, evocando muitas vezes sua cultura e sua origem. Este agrigento da Sicília era um monstro com a pena na mão. Escrevia inspirado e com talento, duas qualidades que um bom escritor tem que ter; e ele tinha. Esta citação escolhida é belíssima e fala por si, dispensando maiores comentário. Luigi Pirandello: é para ler e se deleitar.
Literatura Escriba classificação cinco peninhas de ouro!
LIVRO: Novelas para um Ano - O Velho Deus // AUTOR: Luigi Pirandello // Berlendis& Vertecchia Editores // Rio de Janeiro // 2001

Nenhum comentário: