quinta-feira, 26 de março de 2009

NOVENTA E TRÊS: UM CANHÃO DESGOVERNADO POR VICTOR HUGO

QUEM?
Victor-Marie Hugo (1802/1885). Talentoso escritor e poeta francês. Autor de Os Trabalhadores do Mar e Noventa e Três, entre muitas outras obras notáveis.
*
CITAÇÃO
"Acabava de soltar-se uma das caronadas da bateria, uma peça de vinte e quatro. É talvez esta a mais perigosa de todas as eventualidades marítimas. Nada mais terrível pode acontecer a um navio no mar largo e em plena marcha. Um canhão que despedaça a amarra torna-se bruscamente como que um animal extraordinário. É uma máquina que se transforma em monstro" (pág37)

"As quatro rodas passavam e tornavam a passar sobre os homens mortos, cortavam-nos e despedaçavam-nos, retalhavam-nos, e dos cinco cadáveres tinham feito vinte pedaços que rolavam pela bateria; as cabeças mortas pareciam gritar; serpeavam no pavimento regatos de sangue que acompanhavam os movimentos do balanço. O casco, avariado em muitos pontos, começava a entreabrir-se." (pág41)
*
COMENTÁRIO
Eis aqui o brilhante escritor e poeta francês Victor Hugo com seu realismo extremo e aterrador. Noventa e Três é uma novela belíssima de terra e mar, que se passa numa época conturbada da Europa, onde França e Grã Bretanha se debatiam até a morte e se confundiam, na incessante busca pela supremacía e pela estabilidade política e religiosa. A bordo da corveta Claymore, barco de guerra disfarçado de cargueiro, com uma tripulação formada por homens de ambos as nações, um canhão enorme se solta - por descuido de um marinheiro - e o caos está formado. A tragédia sela de maneira definitiva o destino da embarcação e de sua tripulação. Esta emocionante passagem, é apenas uma, dentre muitas outras que esta notável estória nos pode oferecer. Leitura fina, com narrativa instigante, de um autor genial. Sucesso absoluto! Da Redação.
*
LIVRO: Noventa e Três // AUTOR: Victor Hugo // EDITORA: Lello e Irmão Editores // Porto // Portugal // Sem data

Um comentário:

Sissi disse...

Desculpe, mas este não é o resumo de outra obra de Vitor Hugo, "Os Trabalhadores do Mar?. Noventa e Três fala sobre a Revolução Francesa.