sexta-feira, 27 de março de 2009

O UNIVERSO VIVO E INTERCONECTADO DE FRED ALAN WOLF

QUEM?
Fred Alan Wolf (1934). Físico teórico e escritor norte-americano. Seu trabalho envolve o mundo da física quântica em relação a nossa consciência. Autor do celebre livro Espaço-Tempo e Além.
*
CITAÇÃO
"Todo o universo está vivo. Todo o universo está interconectado. A microestrutura do espaço tridimensional assemelha-se a um queijo suíço que apresenta flutuações incessantes. As informações transmitem-se através dos buracos de minhoca a velocidades ordinárias que aparentam ser maiores que a da luz aos observadores situados fora dos buracos de minhoca, conectando todos os pontos do espaço com todos os outros pontos, em um número indefinido de padrões possíveis, mudando incessantemente, e executando seu liga-desliga em frequências incríveis acima de 10000000000000000000000000000000000000000 vezes por segundo!" (pág38)
*
COMENTÁRIO
"Espaço-Tempo e Além é uma preciosidade. Fala, de forma simples e divertida, de coisas que nós, seres humanos, estamos começando agora a entender. Não é fácil imaginar, por exemplo, um mundo em nanoescala. Mas isto já é uma realidade. Hoje existem vários produtos com nanotecnologia disponíveis no mercado, o que, diga-se de passagem, é uma temeridade, especialmente pela carência de pesquisas de impacto e de risco destas minúsculas e imprevisíveis substâncias na saúde humana e no meio ambiente. O mundo visto e manipulado através de um microscópio de força atômica, que permite que atuemos numa dimensão hiper diminuta: um bilhonésimo de metro. Nesta dimensão, é possível reproduzir a própria vida, átomo a átomo. Uma loucura total. E real, para complicar a novela. Estaríamos preparados para tamanho poder? Espero que sim.
Na citação escolhida, desta belíssima obra de fácil entendimento - haja vista que é escrita e ilustrada em forma de desenhos semelhantes aos das histórias em quadrinhos - o autor nos leva a compreender um pouco mais sobre este novo e instigante campo da ciência: a física quântica.
*
LIVRO: Espaço-Tempo e Além //AUTOR: Bob Toben/Fred Alan Wolf // EDITORA: Cultrix // São Paulo // 1982

Nenhum comentário: