terça-feira, 3 de março de 2009

A ESTÉTICA ELEGANTE DE PIRANDELLO

QUEM?
Luigi Pirandello (1867/1936). Notório dramaturgo, poeta, escritor e romancista siciliano. Prêmio Nobel de 1934.
COMENTÁRIO
Certos escritores figuram na galeria dos maiores escritores de todos os tempos. Tais homens não podem ser medidos por parâmetros exatos. O número de publicações, por exemplo, não quer dizer muita coisa. Temos autores de uma só obra, como Montaigne, que só escreveu os seus famosos Ensaios, e nem precisaria mais, haja vista a preciosidade do referido livro; ao passo que outros como Camus, por exemplo, escreveu um número médio e comedido de livros, cujo conteúdo impactante e imortal continua a nos assombrar, como o próprio conceito de absurdo que o autor gostava tanto de abordar. Outros ainda, tiveram produção profícua e escreveram um bocado e com alma como o russo Dostoiévski, autor de pérolas como Lembrança da Casa dos Mortos, escrito inspirado em sua temporada recluso numa prisão da Sibéria. Mas, o que importa de fato, é que estes homens predestinados e talentosíssimos, souberam transpor com habilidade e arte aquilo que seus olhos lúdicos e humanistas viram em suas próprias vidas diárias; perplexos. Bom para nós. Luigi Pirandello, com toda certeza e merecimento, é destes escritores que iluminam os tempos com suas obras e seu talento inegável. Esta citação foi extraída do inteligente conto Quando eu era Louco do incrível livro Novelas para um Ano - O Velho Deus. Satisfação garantida para o leitor atento que ama os livros e as letras imortais.
CITAÇÃO
"Eu penetrava até na vida das plantas e, pouco a pouco, eu me elevava da pedrinha, do fio de grama, acolhendo e sentindo em mim a vida de todas as coisas, até pareceer que eu me transformava quase no mundo inteiro, que as árvores fossem os meus membros, a terra fosse meu corpo, os rios as minhas veias, e o ar a minha alma; e eu andava um pouco assim, extático e comprenetrado nessa visão. Quando ela desaparecia, eu ficava ofegante, como se realmente no frágil peito eu tivesse acolhido a vida do mundo."(pag71)
LIVRO: Novelas para um Ano - O Velho Deus // AUTOR: Luigi Pirandello // Berlendis & Vertecchia Editores // Rio de Janeiro // 2001

Nenhum comentário: