domingo, 29 de março de 2009

CHOMSKY: O DESEMPODERAMENTO DO INDIVÍDUO

QUEM?
Avram Noam Chomsky (1928), norte-americano, é professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Seu trabalho revolucionou os estudos no domínio da linguística teórica. Chomsky é também muito conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica à política externa dos Estados Unidos da América.
*
COMENTÁRIO
Mestre Noam é um cara espetacular. Sem papas-na-língua, diz o que quer, do assunto que for: geralmente, política. Especialmente, a internacional. Para ser mais exato: critica com veemência e austeridade seu próprio país natal por reconhecer que sua política externa nefasta gera conflitos e aniquilações por onde quer que se meta Mundo afora. Humanista que é todo, sabe que por trás da guerra, há outra guerra, a de interesses, milhonários interesses, e que por trás das atitudes das pessoas também. Sem articulação, sem horizontes, enfim, sem cultura, o indivíduo passa a não ser considerado. Até porque, pouco é de fato na sociedade, além de massa teleguiada de consumo, volátil e coercível.
Na citação escolhida do excelente livro Para Entender o Poder, vemos Chomsky e sua língua ferína atendo-se ao que ouso chamar conceitualmente de 'desempoderamento' do indivíduo.
Da Redação.
*
CITAÇÃO
"Vejam, parte de toda a técnica de privar as pessoas de poder é providenciar para que os reais agentes de mudança sumam da História e nunca sejam reconhecidos, na cultura, pelo que são. Então, é necessário distorcer a História e fazer parecer que foram os Grandes Homens que fizeram tudo - isso é parte de como se ensina às pessoas que elas não podem fazer nada, que são indefesas, que têm só de esperar que apareçam alguns Grandes Homens que façam as coisas para elas." (pag256)
*
LIVRO:Para Entender o Poder // AUTOR: Noam Chonsky // EDITORA: Bertrand Brasil // Rio de Janeiro // 2005

Nenhum comentário: