domingo, 29 de março de 2009

CIMOURDAIN DE HUGO

QUEM?
Victor-Marie Hugo (1802/1885). Talentoso escritor e poeta francês. Autor de Os Trabalhadores do Mar e Noventa e Três, entre muitas outras obras notáveis.
*
COMENTÁRIO
A Revolução Francesa foi, sem sombra de dúvida, um divisor de águas na história contemporânea. Foi dali que, através de muito sangue, suor e lágrimas, e a custa de muitas e muitas mortes, começaram a nascer os primeiros direitos humanos universais que nos regalam até hoje. Época ímpar, memorável, onde a humanidade dava um verdadeiro salto cultural: das trevas a luz, da barabárie e da ignorância, às luzes brilhantes do humanismo e da filosofia, que iluminariam os séculos através dos tempos, sem nunca esmaecerem-se.
Nesta passagem, vemos o autor trazer o nome do romance a sua prosa, com um de seus personagens inesquecíveis - Cimourdain - imortalizando para sempre esta data tão importante, que sempre há de constar na história da civilização como tempo de revolta, mudança e revolução: 1793. Noventa e Três é uma obra épica, escrita com extrema habilidade, com uma trama muito bem construída e elaborada, intrincada, como a realidade o é e sabe ser todo dia, nascida de um acontecimento histórico célebre e trazida a imortalidade através dos escritos deste talentosíssimo autor francês. Simplesmente sensacional!
Recomendação especial deste humilde Escriba.
*
CITAÇÃO
"93 é a guerra da Europa à França, e da França à Paris. E que mais é a revolução? É a vitória da França sobre a Europa, e de Paris sobre a França. Daí a imensidão desse minuto espantoso, 93, maior que todo o resto do século. Nada mais trágico, a Europa atacando a França, e a França atacando Paris. Drama que tem a estatura da epopéia. 93 é um ano intenso. Ruge a tempestade com toda a sua cólera e com toda a sua grandeza. Cimourdain sentia-se nela à vontade." (pag131)
*
LIVRO: Noventa e Três // AUTOR: Victor Hugo // VOLUME: I // EDITORA: Lello e Irmão Editores // Porto // Portugal // Sem data

Nenhum comentário: