terça-feira, 3 de março de 2009

A MALANOTTE DE PIRANDELLO

QUEM?
Luigi Pirandello (1867/1936). Notório dramaturgo, poeta, escritor e romancista siciliano. Prêmio Nobel de 1934.

CITAÇÃO
"Voltou dali a pouco com a Malanotte, que era uma velha bruxa, famosa por tirar maus-olhados: negra como piche, com uns olhos de loba e uma boca enorme, de onde saía uma rouca voz masculina.
Ela mandou trazer um prato fundo cheio d'água e uma ampolinha de azeite. Oredenou que fechassem a porta e que o enfermo fosse posto sentado na cama. Depois acendeu uma vela, apoiou o prato na cabeça do velho e deixou cair bem devagar uma gota de azeite, ali na água, bem no meio. À volta, as vizinhas olhavam, segurando a respiração. Com os olhos fixos naquela gota de azeite boiando, a Malanotte pôs-se a resmungar umas rezas incompreensíveis, e a gota começou pouco a pouco a expandir-se e dilatar-se.
Estão vendo? Estão vendo?
No prato, na luz incerta da vela, tremia um disco reluzente, como uma lua. As vizinhas se ergueram nas pontas dos pés, pálidas; algumas batiam no peito com os punhos, pelo estupor." (pag146)

COMENTÁRIO
Ler o siciliano Luigi Pirandello é um conforto. O homem escrevia com graça, com leveza e, especialmente, com talento. Algo fundamental para quem se mete a escrever. Mestre notório do verbo, era dramaturgo e renovou o teatro de sua época, além de escrever obras memoráveis como os contos O Velho Deus e A Pensão Vitalícia. Neste último, de onde foi retirada a citação acima, o personagem principal da estória - um velinho simples e simpático - vive às voltas com uma morte que nunca chega, o que acaba por gerar uma série de embaraços, dilemas, onde acontece de tudo, até o surgimento de uma tradicional curandeira italiana. Mágico, lúdico, classico, reflexo de sua cultura, de seu tempo e de seu País; eis Luigi Pirandello, este agrigento da Sicília que escrevia com um estilo único e peculiar sobre a cultura de seu povo. Estória boa, enredo excelente, narrativa precisa e elegante, ágil; enfim, prosa de primeiríssima linha. É só conferir e se deleitar. Fantástico!

LIVRO: Novelas para um Ano - O Velho Deus // AUTOR: Luigi Pirandello // Berlendis & Vertecchia Editores // Rio de Janeiro // 2001

Nenhum comentário: